Se o uso do cartão de crédito está prejudicando a sua vida financeira, é melhor frear os gastos e considerar um novo comportamento de consumo. Para ficar longe de dívidas, é necessário ficar atento, pois essa ferramenta traz uma sensação ilusória de poder de compras. Geralmente, o limite disponível do cartão de crédito excede o valor real de fluxo de caixa mensal. É exatamente por isso que muitas pessoas acabam entrando em uma dívida com efeito bola de neve.
“Existem dívidas que chegam a quase dobrar o valor original devido, por conta dos altos juros. O ideal é que a pessoa avalie suas condições e pegue um empréstimo para quitar todas as contas, oferecendo ao credor garantias de liquidez para redução do custo financeiro”, explica o economista Afonso Amarante, consultor financeiro da BR WORLD, empresa especialista em Empréstimo consignado.
O problema não está em utilizar o cartão de crédito para fazer as compras mensais, pelo contrário. Quando utilizado de forma correta, é possível fazer compras com valores mais altos e aproveitar a facilidade do parcelamento. Por outro lado, a falta de controle do valor real que pode ser utilizado do limite disponível, uma vez que a fatura vai fechar e o pagamento precisa ser efetuado, é o que leva muitas pessoas ao endividamento.
“As despesas realizadas no cartão de crédito devem ser realizadas pensando na capacidade de pagamento à vista no vencimento da fatura. As taxas de juros do cartão são proibitivas, muito elevadas. Caso tenha virado uma bola de neve, vale a pena buscar uma linha de crédito mais em conta para liquidar a dívida e ter consciência para não entrar nessa novamente. É importante que as pessoas estejam atentas às modalidades de empréstimos que oferecem juros pré-fixados, pois terão consciência do valor da prestação fixa em um período determinado, casando com a sua renda/faturamento, que permitirá o pagamento pontual, o que é ideal para que não tenham surpresas desagradáveis no futuro”, destaca o administrador Lucas Susini, diretor da BR WORLD, empresa especialista em Empréstimo consignado.
Imagem utilizada: www.freepik.com/