Você sabia que a grande vilã da saúde financeira de muitos brasileiros é a famosa compulsão pelas compras? O mercado da moda é movido pela publicidade. Isso mesmo. Tudo é formatado nos mínimos detalhes para despertar o desejo nas pessoas, sim, inclusive em você.
Ninguém está imune. O parcelamento atrativo, as cores da estação, a novidade tecnológica e por aí vai… não se engane, tudo é programado e estrategicamente planejado para atrair os consumidores e, principalmente, os que são assíduos e estão de alguma forma ligados à determinada marca ou estabelecimento.
Não há nada de errado em consumir produtos e artigos, desde que isso não esteja prejudicando o seu bem-estar no dia a dia. Caso vire uma armadilha, isso quer dizer que a sua saúde financeira não está em dia e os gastos, não essenciais, começam a pesar no bolso.
Para evitar que a compulsão por compras prejudique a sua vida financeira, separamos algumas dicas simples, confira:
Seja amigo das listas
Nada como a famosa lista! Não apenas as de supermercados. Quando precisar comprar qualquer coisa, estabeleça quantos itens precisa e enumere, assim não dará margem às compras supérfluas.
Estipule o seu orçamento
Fazer um planejamento é a chave para uma vida financeira saudável.
Se organizar e visualizar, com clareza, onde e como gasta o seu dinheiro é um importante passo para definir as prioridades financeiras, além de evitar dívidas.
Cartões de crédito
Quando sair, evite carregar cartões de crédito. Geralmente, os cartões oferecem possibilidade de compra imediata. Para evitar tentações, que tal trocar os corredores de um shopping por uma caminhada ao ar livre? A melhor forma de evitar gastos desnecessários é não ter condições de compra quando a vontade de adquirir um item, sem real necessidade, surgir.
Compras parceladas
Pagamentos à vista sempre têm a vantagem dos descontos, com reduções significativas nos valores. As parcelas oferecem a falsa sensação de que sempre cabe mais uma compra no seu orçamento – e às vezes realmente não cabe. Esse é o grande risco à saúde financeira, que faz com que muitas pessoas entrem em dívidas impagáveis, sendo um verdadeiro convite ao descontrole financeiro.
Lembre-se: para conquistar a organização financeira é preciso dar o primeiro passo. Caso esteja em um círculo vicioso de dívidas, é preciso parar, fazer seus cálculos e quitar as suas dívidas. Um recomeço sempre é possível.
Você é aposentado, pensionista, servidor público ou trabalha em uma empresa conveniada ao Banco Santander? Se sua resposta for positiva, entre em contato com a nossa equipe e solicite uma simulação de empréstimo. Oferecemos as melhores opções do mercado para que você possa evitar os altos juros e possa fazer um empréstimo consignado, com taxas muito atrativas. Não tenha mais dores de cabeça por conta de dívidas, nosso telefone e WhatsApp: (21) 4063-9047 estão à sua disposição.
Imagem utilizada: www.freepik.com/