Especialmente em momentos de crise financeira, quando há maior demanda pela busca de empréstimos, muitas pessoas acabam caindo em golpes engenhosos. Por isso, é preciso ter atenção na hora de contratar um empréstimo. Para evitar ter complicações em suas transações financeiras, escolha ter contato apenas com empresas confiáveis, que seguem todas as diretrizes legais. Separamos sete dicas para te ajudar a não cair em golpes de falso empréstimo. Confira!
1 – Esteja atento ao que está sendo ofertado. Geralmente, quanto mais atraente é a oferta, maiores as chances de ser um golpe.
2 – Antes de fechar a proposta, tenha calma e consulte mais informações sobre a empresa que está oferecendo o empréstimo.
3 – Esteja atento! Mantenha relacionamento apenas com empresas que tenham boa reputação no mercado financeiro e que sigam corretamente as normas determinadas pelo Banco Central para conceder crédito.
4 – Nunca efetue depósitos ou transferências bancárias antes de receber qualquer valor. As empresas que realizam empréstimos não solicitam antecipação de pagamento para liberar o valor acordado de crédito.
5 – Verifique se a empresa que está ofertando o empréstimo realmente existe. Empresas sérias contam com ampla formatação empresarial de comunicação, formada por um conjunto: site, telefone fixo, WhatsApp e perfis ativos nas redes sociais.
6- Caso esteja em dúvida sobre idoneidade da empresa, você também pode pesquisar a satisfação de outros clientes nos sites do Reclame Aqui e do Procon.
7 – Esteja atento a Assunção de Dívida, um golpe muito comum na área de empréstimo consignado.
Entenda como funciona esse esquema:
A pessoa tem uma margem de crédito consignado que pode pegar, mas que não precisa utilizar no momento. Então, algumas empresas, que aplicam golpes, oferecem uma rentabilidade do valor em cima da margem disponível para essa pessoa.
Por exemplo: o cliente pode pegar R$50 mil de crédito. 90% desse valor é repassado para a empresa que faz essa oferta. Ao longo do tempo, o acordo é que a empresa fará o retorno desse valor para o cliente com pagamentos mensais das parcelas, adicionando juros, em torno de 5%, o que chama a atenção dos clientes que acabam caindo neste golpe.
O prometido é que esses depósitos serão feitos mensamente na conta do cliente, o que acontece durante alguns meses. No entanto, o valor total não é retomado pelo cliente, pois a empresa simplesmente desaparece e o cliente não consegue reaver o valor dos 90% de sua margem que foi repassado, tampouco o valor prometido dos juros.
Esteja atento! Se quer solicitar um empréstimo, sem sair de casa e não correr riscos de se tornar vítima de um golpe, basta entrar em contato com a nossa equipe e pedir uma análise de crédito. A BR WORLD conta com equipes de especialistas em crédito consignado e crédito pessoal. Temos alguns canais de relacionamento para que você possa escolher a melhor forma de ter acesso às facilidades do empréstimo: Site – www.brworld.com.br, WhatsApp e telefone: (21) 4063-9047 ou por e-mail: credito@brwo.com.br.
Imagem utilizada: www.freepik.com/