Por Lisa Mackey
Diretora da BR WORLD, empresa especialista em crédito consignado.
Ninguém poderia imaginar que em pleno século XXI viveríamos uma pandemia dessa magnitude. Não um, mas todos os países do mundo tiveram que traçar suas estratégias para evitar a disseminação desse vírus que já contabiliza mais de três milhões de vítimas fatais. Neste processo, com a necessidade do distanciamento social, sendo uma das principais medidas de prevenção, muitas empresas tiveram suas atividades paralisadas e outras adotaram o sistema home office.
O trabalho remoto se tornou um grande desafio para os gestores, que precisaram estruturar a aproximação de suas equipes, através do ambiente virtual. Sem dúvidas, essa modalidade de trabalho será implementada por muitas corporações após esse período de pandemia. No entanto, outras empresas pensam e planejam o retorno seguro e completo de suas equipes ao ambiente de trabalho convencional.
É necessário ter expertise na gestão de pessoas, principalmente, quando há tantas mudanças impostas neste período. Além de estabelecer a rotina de trabalho, é preciso que os gestores encontrem novas ferramentas, mais adequadas ao ambiente virtual e também ao retorno seguro dos colaboradores à sede empresarial, oferecendo um novo formato no ambiente de trabalho que siga os protocolos de prevenção.
Nos primeiros meses da pandemia, adotamos a estrutura de trabalho em home office na BR WORLD. Todas as nossas equipes continuaram operando a distância. No entanto, como trabalhamos no ramo de crédito consignado, com planejamentos específicos que requerem atenção integral de um conjunto de setores, com a flexibilização concedida pelos órgãos competentes, estruturamos o retorno de algumas equipes. Também estabelecemos a atuação de alguns colaboradores em modelo híbrido, pensando na segurança e na produtividade de todos.
Estávamos cientes de que o retorno gradual ao ambiente de trabalho precisaria de atenção especial e adotamos um olhar mais humano para as equipes, o que fez toda a diferença. Com a flexibilização do distanciamento social e o retorno às atividades presenciais, analisamos com cautela as demandas e avaliamos o desempenho dos colaboradores.
Focados em otimizar os processos da empresa como um todo, realizamos reuniões e traçamos objetivos e metas. Além disso, foi realizado o trabalho de conscientização das equipes, destacando as medidas de segurança e os protocolos que devem ser seguidos no dia a dia na empresa, como o uso obrigatório da máscara de proteção, distanciamento entre as pessoas e a importância da lavagem das mãos e do uso de álcool em gel. Todos os nossos colaboradores são devidamente orientados no dia a dia e, caso tenham alguma suspeita da doença, são direcionados ao atendimento médico e ficam em casa, respeitando a quarentena.
Estamos realizando reuniões periódicas, avaliamos os feedbacks individuais e promovemos ações virtuais de integração nas datas comemorativas, além de termos um canal aberto para a comunicação entre os colaboradores da empresa e os gestores. A direção acompanha de perto o dia a dia da empresa. Os relatórios com os levantamentos das entregas, horas trabalhadas e projetos concluídos são sempre analisados. Assim, temos em mãos todas as informações sobre a produtividade e conseguimos conduzir melhor o nosso time.
Saúde mental tem sido um tópico cada vez mais discutido no mundo corporativo, pois está relacionado diretamente com a qualidade de vida de todos que atuam na empresa. Por isso, firmamos parcerias com psicólogos para facilitar o acesso dos nossos colaboradores ao processo terapêutico, sempre que sentirem necessidade de atendimento.
Ao meu ver, o grande desafio dos gestores neste momento é focar na realização de treinamentos para capacitar suas equipes operacionais. Quando bem aplicado, o treinamento gera resultados e todos são beneficiados. Uma empresa séria, que adota todas as medidas de segurança e está comprometida em garantir o emprego dos seus colaboradores, oferecendo estabilidade, certamente, sairá fortalecida deste período desafiador.